5 dicas para prevenir problemas no HD de seu notebook

O disco rígido (HD) é o componente onde ficam armazenados seus arquivos e onde o sistema operacional e programas são instalados. O bom funcionamento dele é essencial para a segurança de seus dados e para o bom desempenho e utilização do dia-a-dia.

laptop2

Mas infelizmente o HD é um dos componentes mais delicados em qualquer notebook, e falhas nele são os problemas mais comuns com os computadores portáteis. Por isso, é importante ter cuidado com ele. Além de seguir as dicas de seguranças abaixo é importante ficar atento aos sinais de problema que o computador pode dar tais como:

Tela de erro do windows (conhecidas como tela azul); Travamentos e lentidão exagerada do sistema, entre outros.

erros-de-windows

Se começar a presentar algum desses erros, é importante levar para a avaliação de um técnico especializado para evitar problemas maiores tais como a perda definitiva de seus arquivos. Ou Talvez seja somente um problema de sistema, mas que se não for resolvido, pode também levar a danos futuros em seu HD.

E para prevenir esses e outros problemas é importante seguir essas dicas:

1 – Desligar corretamente o computador

O ato de desligar o computador abruptamente pode causar o desgaste acelerado e danos irreversíveis no disco rígido; alguns arquivos podem ser corrompidos, e o próprio hd pode ocmeçar a apresentar erros. Evite deixar acabar a bateria sem estar conectado no carregador e também evite desligar diretamente no botão de power. Desligue sempre pela opção iniciar-delisgar no windows.

2- Não ligar na tomada em tempestades

Ligar o computador quando o mundo está acabando lá fora pode trazer problemas. As descargas elétricas geradas durante uma tempestade podem causar a queima d do hd e de outros componentes.

3- Evitar choques e quedas

Proteja seu notebook! Os discos rígidos rodam com uma velocidade muito alta e pancadas contra a carcaça podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los. Tenha cuidado para não bater nada no notebook nem deixá-lo cair. principalmente enquanto estiver ligado, quando o risco de danos é muito maior.

4- Não transportar o notebook ligado

Pelo mesmo motivo acima, não faça movimentos com o notebook enquanto ele estiver ligado. Sempre que for transportá-lo, desligue por completo e corretamente.

5-Tenha sempre um backup de seus arquivos

E por ultimo, mas não menos importante: tenha sempre uma cópia de seus documentos importantes salva em outro local. Afinal, se algum problema ocorrer, você está sempre resguardado.

Aproveite e veja também essa dicas

One thought on “5 dicas para prevenir problemas no HD de seu notebook

  1. […] Evita problemas muito comuns de danos e perda de arquivos que acontecem nos hds comuns. (Veja aqui dicas de como prevenir problema no seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *