Diferença entre HD e SSD

O HD (hard disk, em português disco rígido) é uma parte física e integrante dos computadores e notebooks responsável pelo armazenamento de dados. Sua memória é não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos caso o aparelho seja desligado. Todos os dados são gravados em discos magnéticos, e quanto mais finos os discos, melhor será a gravação.

O SSD é um pouco diferente. Sua sigla significa solid-state drive, em português unidade de estado sólido. Sua construção é baseada em um circuito integrado semicondutor, feito em um único bloco. Diferentemente do HD convencional, onde o armazenamento é feito em discos magnéticos, ou como os CDs e DVDs, que funcionam com leitura ótica, os SSD podem utilizar a memória RAM, memória flash (como nos cartões SD das câmeras fotográficas) ou o próprio semicondutor.

Quais as vantagens do SSD em relação aos HDs?

HD

Menos ruído – por não possuírem componentes eletromecânicos para a leitura dos arquivos, ele se torna completamente silencioso.

Mais Velocidade – ao contrário dos discos rígidos, no qual ‘braço’ mecânico de leitura precisa ir de uma ponta a outra do disco para ler alguma informação, o SSD tem tudo à mão. Ele também esquenta menos e consome menos energia. Porém, seu custo final para o usuário é um pouco maior. Mas, tendo em vista que armazenamento de arquivos atualmente são feitos em nuvem, um SSD com capacidade menor (120gb por exemplo) pode ter o mesmo custo que um HD de 500Gb por exemplo, o que acaba compensando bastante a escolha por este.

Mais Segurança – O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis. Evita problemas muito comuns de danos e perda de arquivos que acontecem nos hds comuns. (Veja aqui dicas de como prevenir problema no seu hd)

Menos peso – O SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;  possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C)

Diversas fabricantes estão trabalhando para aprimorar a produção dos SSDs, e fica cada vez mais evidente que os HDs comuns estão com seus dias contados. Aproveite agora mesmo a adquira o seu SSD por preço promocional e tenha todas as vantagens dessa tecnologia.

Aproveite e veja também essa dicas

One thought on “Diferença entre HD e SSD

  1. […] necessário, faça a troca do mesmo. E se possível, colocar um hd ssd é uma nova tecnologia que traz ainda mais ganhos. E lembre-se sempre de manter um backup em um HD externo para salvar as […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *