Como aumentar a vida útil da bateria de seu notebook

A bateria dos notebooks muitas vezes vira motivo de “dor de cabeça” para os usuários. Para evitar isso e tornar mais longa a vida útil de sua bateria, é preciso tomar alguns cuidados.

Veja algumas dicas sobre como e quando carregar a bateria para garantir um melhor funcionamento e rendimento:

Sempre que possível, usar o notebook ligado direto na tomada: Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas, normalmente algo entre 300 e 500 ciclos de uso. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil. E de preferência não ficar tirando e colocando na tomada a todo momento, mantenha na tomada até que desligue completamente e ligue na tomada antes de ligá-lo novamente.

carregador

Não deixe a bateria “zerar”: Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional. Se você deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode ser perdida. Se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

Tire a bateria quando estiver carregada: apesar de dar um pouco mais de trabalho, isso prolonga muito a vida útil deste componente, principalmente para notebooks um pouco mais antigos que eram de níquel cádmio e não de lítio como as atuais. Quando estiver com seu notebook na tomada, e a bateria ficar cheia, retire-a de seu computador. Isso não afetará o desempenho dele e irá poupar muito a bateria para a próxima vez que precisar usá-lo desconectado em algum lugar.

Desative o Wi-Fi e o Bluetooth: estas duas conectividades são responsáveis por um enorme consumo de bateria. Sendo assim, a melhor opção é desligá-las quando não estiverem em uso.

Reduza o brilho da tela: outra tarefa obrigatória para quem quer poupar bateria. Quanto maior o brilho da tela, mais bateria o notebook gastará. Normalmente, é possível reduzi-lo diretamente nos botões do próprio teclado. Caso contrário, a função está presente no Painel de Controle do Windows.

Configure as suas opções de energia: todo notebook tem configurações de energia, ou seja, uma série de opções disponíveis para o usuário ajustar o comportamento do computador. Entre no Painel de Controle do Windows e ajuste essas configurações para que o computador fique menos tempo com a tela e o HD ligados fora da tomada. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários de energia.

baterias

Com pequenos cuidados e maior atenção no uso, é possível aumentar muito a vida útil da bateria do seu notebook. E em todo o caso, se a bateria já estiver no final de sua via útil ou tiver desagastada precocemente, a solução é trocar por uma bateria nova.
Caso deseje ente em contato com a Alvo Computadores que fazemos orçamento sem compromisso.

Aproveite e veja também essa dicas

2 thoughts on “Como aumentar a vida útil da bateria de seu notebook

  1. muito bom o seu artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *